A 13 de Setembro de 2023 deu início o Programa de Acompanhamento Psicológico.
Este projeto é fruto de uma parceria estratégica entre a Câmara Municipal de Almada (CMA) e o Grupo de intervenção e Reabilitação Ativa (GIRA), com apoio financeiro do Município. que pretende promover o bem-estar e qualidade de vida de crianças e jovens através do acompanhamento psicológico de crianças que frequentam as escolas públicas de Almada.
Em julho de 2022, no âmbito da responsabilidade da GIRA na implementação e gestão das três primeiras respostas habitacionais de alojamento à Medida baseado no Modelo de Housing First no concelho de Almada, e da parceria no projeto “Programa Integrado em Intervenção com Pessoas em Situação de Sem Abrigo em Almada”, financiado pelo Portugal 2020 e coordenado pela Câmara Municipal de Almada, foi inaugurado o primeiro apartamento localizado em Almada.
Em outubro de 2021, abriu portas a Residência de Suporte à Autonomia de Cacilhas, apartamento cedido pela CMA, apoiando cinco utentes.
Criada, em março de 2020, a Residência de Suporte à Autonomia de Benfica – RSA, apartamento alugado, apoiando sete utentes.
Sócio Fundador e Membro da Direção da Familiarmente.
A GIRA passou a fazer a parte da Direção da FNERDM, permanecendo nos corpos sociais até aos dias de hoje.
Este serviço começou a funcionar no concelho de Almada e em 2010 alargou o seu território de intervenção ao concelho de Lisboa.
Foi celebrado um acordo de cooperação com o ISS de Setúbal para o funcionamento do Fórum Sócio Ocupacional “Gaivota”.
Encerramento dos cursos de formação profissional, no âmbito do Programa Constelação.
Funcionamento do Fórum Sócio Ocupacional Gaivota, numa vivenda alugada na Charneca da Caparica, financiado pelo “Projeto de Luta Contra a Pobreza”.
Inicio do funcionamento do Fórum Sócio Ocupacional Retiro de Alfama, no Clube Recreativo 21 de Março, apoiando a nível ocupacional 30 utentes. Esta resposta tem acordo de cooperação com o ISS.
Aquisição de imóvel para funcionamento da sede, na Rua Luciano Cordeiro, nº 34, em Lisboa, onde funciona a Unidade de Vida Autónoma Âncora.
Sucessivamente foram criadas outras residências também elas alugadas e inseridas na comunidade: Unidade de Vida Protegida Joy e Unidade de Vida Autónoma Âncora.
A GIRA desenvolveu cursos de formação profissional, financiados pelo IEFP, nas áreas de auxiliar de escritório, informática, cerâmica, cabeleireiro, cozinha, jardinagem e restauro de móveis.
Assinatura de acordo de cooperação para duas residências alugadas e inseridas na comunidade: Unidade de Vida Protegida GIRA e Panda.
Criação da primeira residência inserida na comunidade – Unidade de Vida Protegida GIRA, com capacidade para apoiar 6 utentes, num apartamento alugado em Lisboa, dando apoio a nível residencial, ocupacional e formação.
A primeira sede da GIRA, funcionou na Rua António Almeida Amaral, em Lisboa.
Instituição fundada em 1995, por familiares e amigos de pessoas com doença mental, provenientes do Hospital Miguel Bombarda, com o objetivo de promover a reabilitação na comunidade, desinstitucionalizando os utentes do modelo asilar/hospitalar, no qual viviam desde há muitos anos, tentando dar solução aos reinternamentos sucessivos.
Informamos que tem à sua disposição o Livro de Reclamações Eletrónico e Fazer Elogio Online| Livro de Elogios