FACTOS E MITOS DA SAÚDE MENTAL

A sociedade continua a manter alguma ideias e perceções erradas em torno das doenças mentais. Tais ideias podem denominar-se mitos e contribuem para distorção da opinião das pessoas e aumento do estigma associada à doença mental. Apresenta-se a seguir uma exposição critica de alguns mitos, de forma a aumentar a informação correta e reduzir as situações de maus-tratos, quer sejam físicos, psicológicos ou sociais.

Facto ou Mito  Resposta 
As doenças mentais não são verdadeiras doenças? 

As doenças mentais são condições médicas que afetam a forma de pensar da pessoa, os seus sentimentos, humor, capacidade de relacionamento com os outros e funcionamento diários. São doenças que muitas vezes resultam numa capacidade diminuída para lidar com as exigências normais do dia a dia. 

As pessoas com doença mental são violentas e perigosas? 

A evidência indica que a maioria das pessoas com doença mental são tão violentas como qualquer outra pessoa da sociedade. De facto, é mais provável que sejam vítimas de violência (abuso de confiança, discriminação, exploração e outras situações de risco devido a uma maior vulnerabilidade), incluindo a autoagressão, do que agressores. 

A doença mental é causada por uma fraqueza de personalidade? 

As doenças mentais resultam de diversos fatores: psicológicos, biológicos e sociais. São questões complexas, que não dependem apenas da força de vontade ou do esforço. 

Não há esperança para uma pessoa com doença mental? 

Nunca houve tanta informação sobre o tratamento e tantos serviços de apoio como hoje em dia. As eficácias das intervenções na doença mental têm aumentado significativamente nos últimos anos. Ao receber apoio continuado, a maioria das pessoas têm melhorias significativas, o que lhes permite levar uma vida ativa, integrada e gratificante. 

1 em 4 pessoas são afetadas pela doença mental ao longo da vida? 

As doenças mentais são mais comuns do que o cancro, a diabetes ou as doenças cardíacas. Cerca de 25% das famílias são afetadas por uma doença mental a dada altura da sua vida. 

Não posso fazer nada para ajudar uma pessoa com doença mental? 

Todos podemos fazer algo, começando pela nossa atitude, modo de falar e agir. Respeitar os direitos, a opinião e integridade das pessoas com doença mental é um primeiro passo para diminuir o estigma e discriminação. Para muitas pessoas são as pequenas coisas, como manter o contacto e tentar compreendê-las, que podem fazer a diferença. 

As pessoas com doença mental não podem trabalhar? 

Com o devido suporte, muitas pessoas com doença mental mantêm uma atividade laboral produtiva. De facto, dado 1 em 4 pessoas serem afetadas pela doença mental, é provável que trabalhe ou tenha trabalhado com uma delas. 

Uma pessoa com doença mental pode recuperar? Muitas pessoas conseguem recuperar da doença mental. Com a ajuda de profissionais e o suporte de familiares e amigos, as pessoas podem levar uma vida gratificante. A recuperação é um processo individual que permite à pessoa viver, aprender, trabalhar e participar de forma plena na sociedade. 
A medicação é o único tratamento para a doença mental? 

O tratamento que obterá melhor resultado varia de pessoa para pessoa. Presentemente, existem várias intervenções, tais como os tratamentos psiquiátricos, os serviços de reabilitação psicossocial, os programas de ajuda mútua e outros orientados para a integração social e recuperação das pessoas com doença mental.