A Colónia de Férias foi um momento do ano muito especial. Partilhamos um artigo escrito pelos utentes dos nossos Fóruns Sócio-Ocupacionais, que espelha as experiências vividas e os benefícios sentidos pelas pessoas que usufruíram da mesma.
Uma Ação realizada com o apoio do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR).
No dia 30 de Setembro deste ano, iniciou-se mais uma Colónia de Férias da GIRA. Desta vez, fomos até à cidade do Porto, onde fomos bem recebidos pelos portuenses. É unânime que, todos os que foram a esta viagem, gostaram muito da experiência. Gostamos das atividades organizadas, das visitas culturais, da viagem de barco e, também, das refeições.
Num dos dias, tivemos a oportunidade de visitar a linda cidade de Viana do Castelo. Apreciamos bastante a viagem no Funicular de Santa Luzia e a ida ao interior do Santuário do Monte, apesar de não termos conseguido desfrutar da paisagem, devido ao nevoeiro que se fazia sentir nesse dia. É verdade que a meteorologia não foi muito simpática connosco e dificultou um pouco alguns momentos, mas não foi impedimento para nos divertirmos e estarmos alegres com a experiência. Quem sabe se, no futuro, não poderá haver a oportunidade de fazer uma Colónia de Férias num período de melhor temperatura, com possibilidade de usar Piscina ou, então, durante abril/maio, como se fossem Férias da Páscoa.
No dia em que visitamos Viana do Castelo, ainda foi possível visitar o Museu do Traje, que também conquistou o interesse de todos.
No dia seguinte, prosseguimos com as visitas e fomos até à Fundação Serralves ver uma exposição e os seus jardins. Que agradável surpresa! Durante esta tarde, estava planeado um Peddy-Paper mas, com tanta chuva, não foi possível e tivemos um plano alternativo: fomos visitar o Mercado do Bolhão, que nos cativou pelas pessoas, cores, aromas e sabores. À noite, foi momento de fazermos ouvir as nossas vozes, no Karaoke, o que foi muito especial, pois gostamos todos de música.
Seguiu-se um Cruzeiro no Rio Douro, um passeio pela Ribeira do Douro e uma visita ao River Market, aproveitando-se todos os momentos para desfrutarmos do convívio entre todos.
No último dia de Colónia de Férias, fomos passear à cidade de Aveiro, bela pelos seus canais e moliceiros e conhecida pelos saborosos ovos moles. Tiramos bonitas fotografias e colocamos fitas na Ponte da Amizade. Para terminar em grande, foram atribuídas as dez categorias dos prémios GIRA Awards, a alguns dos utentes que foram à Colónia (por exemplo, “o mais aventureiro”, “o melhor cantor”, “o mais pontual”, “o mais responsável”…).
Em todos os dias, as refeições foram boas, com foco especial naquelas que tivemos oportunidade de usufruir fora da Pousada da Juventude, como a Pizza Hut do Cais de Gaia, o Burger King da Avenida da Boavista e o Mc Donald’s do Fórum de Aveiro.
Em suma, foi uma semana muito positiva! Um dos fatores mais importantes foi a oportunidade de socializarmos com quem não temos tanta possibilidade de estar em outros momentos, ou com mais frequência. De facto, o companheirismo entre colegas de quarto reinou durante a Colónia, bem como o bom convívio e o fortalecimento das amizades já existentes.
Para além disso, a Colónia de Férias tem um impacto positivo, ao nos fazer sair da rotina diária das atividades dos Fóruns Socio Ocupacionais e das tarefas de casa. É um momento terapêutico. E, também, para as próprias famílias e tutores é um momento de tranquilidade e maior descanso.
A Colónia de Férias terminou, mas ficam as memórias, as saudades e a vontade de voltar a repetir a experiência!