O Projeto “Mente Sã, Corpo São em Santa Maria Maior” é uma iniciativa financiada pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Comunitário (PDCSMM) de 2025. Este é um projeto que tem como objetivo promover a saúde mental e o envelhecimento ativo, visando a melhoria da qualidade de vida dos participantes.
Nos dias de hoje e, de acordo com o Relatório da Saúde de 2018 (Ministério da Saúde), vivemos num contexto demográfico marcado pelo envelhecimento. Os dados refletem este envelhecimento populacional crescente, que se tem vindo a acentuar nos últimos anos.
Se, por um lado, o envelhecimento é um bom indicativo, pois significa, entre outros fatores, melhorias no aumento da esperança de vida, das condições de saúde e segurança, por outro lado, origina novos desafios que tornam urgente criar novas respostas e estratégias que permitam que, os anos acrescentados à vida, possam ser vividos da forma mais saudável e plena possível. A verdade é que, junto com o envelhecimento, surgem os desafios da perda de autonomia, do isolamento, sedentarismo e perda de capacidades cognitivas e funcionais, que afetam a qualidade de vida destas pessoas.
A saúde psicológica e emocional também é afetada, surgindo várias perturbações de saúde mental neste período da vida. As pessoas com experiência em doença mental enfrentam estes desafios de forma acrescida no processo de envelhecimento, necessitando de respostas adaptadas às suas necessidades específicas.
O presente projeto surge, assim, com o objetivo de promover a saúde mental e o envelhecimento ativo, intervindo no envelhecimento das pessoas com doença mental, mas também prevenindo problemas de saúde mental em pessoas mais idosas. Objetiva responder de forma eficaz aos desafios colocados pelo envelhecimento populacional e pela saúde mental na terceira idade, promovendo o seu bem-estar, autonomia e inclusão social dos idosos através de atividades que incentivem a participação ativa e o fortalecimento dos laços comunitários. Pretende, também, combater o estigma associado à saúde mental na terceira idade, promovendo a inclusão e a participação social destas pessoas, com a aproximação da comunidade, promovendo articulações com entidades e instituições locais.
Para a concretização destes objetivos, o Projeto envolve:
O Projeto decorre entre Abril e Dezembro de 2025.
Informamos que tem à sua disposição o Livro de Reclamações Eletrónico e Fazer Elogio Online| Livro de Elogios