Notícias

Colónia de Férias de 2025 – Ilha da Madeira

A Colónia de Férias foi um momento do ano muito especial. Partilhamos um artigo escrito pelos utentes que participaram e que espelha as experiências vividas e os benefícios que foram sentidos.

Uma Ação realizada com o apoio do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR).

No dia 29 de setembro, iniciou-se mais uma Colónia de Férias da GIRA, desta vez a um lugar muito especial: à Ilha da Madeira. Fizemos um levantamento entre nós, os que participaram na Colónia de Férias, relativamente ao que mais gostamos e de que forma esta experiência contribuiu para a nossa vida.

O momento de ida para a Colónia foi logo muito especial. Vários entre nós partilharam que esta seria a sua primeira vez a andar de avião. Foi um momento que viveram com emoção e orgulho e que simbolizou a concretização de um sonho. Ao chegar, fomos de autocarro até ao Centro de Juventude do Funchal, onde teríamos a nossa estadia durante a semana.

Na terça-feira, foi dia de explorar o Funchal. Visitamos o Museu CR7, do Cristiano Ronaldo, andamos de Teleférico, fizemos uma visita guiada ao Monte Palace e visitamos a zona mais histórica do Funchal, nomeadamente o Mercado dos Lavradores. Já no dia seguinte, exploramos de autocarro algumas partes da ilha, como o Miradouro Cristo Rei do Garajau, as Casas Típicas de Santana, o Parque Quinta da Junta e a Ponta de São Lourenço. E, na quinta-feira, visitamos o Miradouro do Cabo Girão, a Ilha das Aves, o Miradouro do Véu da Noiva, Porto Moniz e as suas Piscinas. De forma unânime, todos gostamos destas experiências.

As refeições foram muito elogiadas e destacadas como um dos pontos altos da experiência, tanto pela qualidade dos pequenos almoços, almoços e jantares, como pelo prazer de as partilhar em grupo. Gostamos muito das tostas que comemos na Ilha das Aves, as fatias de pizza, as espetadas em pau de louro, o pudim de maracujá, o salmão e o prego no bolo do caco.

Experiências como a que tivemos na Madeira são muito importantes, pois despertaram em nós curiosidade, entusiasmo e deram-nos um sentimento de superação. O ritmo intenso dos dias, apesar de ser desafiante para a nossa gestão de descanso, foi muito importante para retirar o máximo proveito desta experiência. O facto de termos vários pessoas em cada quarto permitiu que houvessem partilhas, convívio, o poder estar com pessoas com quem não costumamos estar e criar amizade e rotinas com elas, ou fortalecer amizades que já existem.

Todos reconhecemos o impacto positivo da Colónia de Férias nas nossas vidas e afirmamos que esta experiência nos permitiu abstrair-nos dos problemas do quotidiano, valorizando a mudança de ambiente e de rotina. São oportunidades únicas, que se têm uma vez na vida e queremos agradecer a todos os que permitiram que este momento acontecesse.

Partilhar Notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email